Thomas Müller — O DNA e a alegria bávara em forma de jogador

Stéphanie Freitas
8 min readSep 17, 2021

Quando pensamos em carisma, alegria, gols esquisitos, cavalos, piadas ácidas com os colegas de equipe e engajamento nas redes sociais, pensamos em Thomas Müller. Hoje é dia de falar sobre o veterano do Bayern de Munique e contar um pouco da sua história.

Carreira

Nascido em 13 de setembro de 1989, em Weilheim, Müller desde pequeno demonstrou grande interesse e habilidades no futebol. Para que seu sonho começasse a se realizar, primeiramente ele entrou para o time juvenil do TSV Pähl, onde ficou de 1993 até 2000.

Com 10 anos de idade, a sua história começou a mudar e Müller se juntou ao Bayern de Munique Todos os dias ele enfrentava uma jornada de 50 quilômetros para realizar seus treinamentos. A sua vontade de se tornar um jogador profissional era o que mantinha suas forças para correr atrás de seu sonho e percorrer toda essa distância diariamente.

Bayern de Munique

Sua evolução foi tão grande que ele fez parte da equipe que ficou em segundo lugar na Bundesliga Sub-19 em 2007. E foi em março de 2008 que Thomas Müller fez sua estreia na equipe reserva do Bayern de Munique, ao substituir Stephan Fürstner em um jogo da Regionalliga contra o SpVgg Unterhaching. Ele ainda chegou a marcar um gol na partida.

Durante quase duas temporadas defendendo o time reserva, Müller se mostrou ser um jogador chave, pois jogou 32 dos 38 jogos, marcando 15 gols. E tudo isso enquanto ainda também jogava na equipe Sub- 19. E foi ao alcançar a 3. Liga que os olhos do topo do Bayern se voltaram para esse jogador tão novo, porém com muito potencial.

Em 2008 Jürgen Klinsmann, técnico da equipe principal na época, percebendo todo esse potencial, chamou Müller para jogar durante a pré-temporada. Sua estreia no time principal na Bundesliga foi em 15 de agosto de 2008, ao substituir Miroslav Klose nos últimos dez minutos de jogo, em uma partida contra o Hamburgo. Müller não gostou de sua performance no jogo, mas ainda teve mais três aparições nessa temporada, uma delas bem mais marcante.

Sua primeira aparição na Champions League foi em 10 de março de 2009, ao substituir Bastian Schweinsteiger no jogo contra o Sporting Lisboa, aos setenta e dois minutos de jogo. E foi nessa partida que Müller fez o seu primeiro gol pela equipe principal do Bayern de Munique e seu primeiro gol Champions League. A partida ficou em 7–1 para o Bayern, sendo o último gol de Müller.

Mesmo com a melhora em sua performance, Müller quase chegou a ser transferido. Quando Louis Van Gaal foi contratado como técnico, em 2009, essa transferência não se concretizou, o técnico holandês viu toda a qualidade e potencial do alemão e ele se tornou uma das principais estrelas da equipe.

Kovac x Müller

Não é desconhecido para nós torcedores que o período em que Niko Kovac esteve no comando do Bayern foi o mais difícil para Muller. Após vários anos em alto nível com treinadores como Van Gaal, Heynckes e Guardiola, o camisa 25 não estava em seu melhor momento na época, vindo de desempenhos fracos inclusive na seleção, e o treinador frequentemente o deixava no banco. Era raro vermos o Müller jogando os 90 minutos de uma partida. Ou ele era substituído na segunda etapa ou entrava em campo na metade do segundo tempo.

Nesse período, uma polêmica envolvendo a esposa do jogador, Lisa Müller, deu o que falar na Alemanha. Em um jogo contra o Freiburg, Müller começou no banco e assim permaneceu por 70 minutos. Quando Kovac avisou Müller que ele iria entrar em campo, técnico e jogador estavam na beira do campo, quando Lisa tirou uma foto e postou no Instagram com a seguinte legenda "Passaram mais de 70 minutos, antes que ele tivesse um lampejo de gênio". O episódio desagradou a todos e Thomas Müller reverteu a situação. Lisa se desculpou, mas o episódio parece ter abalado o relacionamento do casal, uma vez que Lisa deletou todas as fotos com o marido e deixou de postar tanto nas redes sociais.

A volta por cima com Hansi Flick

Em julho de 2019, Hansi Flick entrou para o Bayern como assistente técnico do time principal. Após uma derrota por 5x1, o técnico croata e a diretoria chegaram em um consenso e Kovac deixava o Bayern. Flick assumiu como técnico interino e agradou não só a diretoria com seu trabalho, mas também os jogadores. A vida profissional de Müller começava a mudar para melhor.

Como sabemos, Müller está no Bayern desde sempre o que o torna o maior veterano bávaro em campo. Flick sabia disso e fez de Thomas o seu braço direito em campo. Em uma declaração, o técnico afirmou que:

“Nunca haverá alguém como ele novamente. Muitas vezes você não consegue entender seu estilo de jogo, mas ele é sempre positivo, tem a energia de um jovem de 18 anos e incentiva todos os outros. ”

Sob o comando de Flick, Thomas Müller se tornou um jogador essencial em campo. Não apenas como liderança e incentivo aos jovens jogadores, mas sua performance também voltou a subir de nível. Hoje, Müller se encontra em seu auge tático e físico, conseguindo jogar 90 minutos e puxando o time para frente.

Seleção Alemã

Müller já fez parte da seleção alemã Sub-16, Sub-19, Sub-20 e Sub-21. Ele foi convocado para um jogo amistoso contra a Costa do Marfim em 2009, mas sua estreia foi adiada devido ao falecimento do goleiro Robert Enke. Mas, sua participação finalmente veio no jogo amistoso contra a Argentina já em 2010, onde Müller entrou como titular.

Müller também foi convocado para defender a Nationalelf na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. A numeração de sua camisa foi a 13, muito provavelmente pelo fato de seu “xará” Gerd Müller ter usado o mesmo número na seleção. O número pertencia ao capitão Michael Ballack, mas o meio campista ficou de fora da competição devido à uma lesão em seu último jogo na temporada pelo Chelsea.

Sua primeira partida em Copas foi contra a Austrália e sua atuação não poderia ter sido melhor. Aos oito minutos de jogo, Müller deu um passe para Lukas Podolski que garantiu o a abertura de placar em favor da Nationalelf. No segundo tempo, aos 16 minutos, Müller marcou seu primeiro gol. Este foi o terceiro gol na partida onde a seleção alemã teve uma vitória de 4-0.

Müller viria a se sagrar artilheiro da Copa de 2010, com cinco gols e três assistências e ainda levou o prêmio de melhor jogador jovem do torneio. Já na Copa seguinte, em 2014, Müller voltou a marcar cinco gols e saiu com o título de campeão no Maracanã.

Porém, após o fiasco da seleção alemã na Copa do Mundo de 2018, uma polêmica aconteceu no início de 2019. Joachim Löw “aposentou” Müller, Boateng e Hummels da Nationalelf afirmando que não os convocaria mais para jogar. Isso ocorreu em um período de baixa dos três jogadores e do próprio Bayern de Munique. Gerando um enorme burburinho pois os três jogadores tinham físico, liderança e capacidade para jogar mais competições e ajudar companheiros menos experientes.

No entanto, após a sua incrível melhoria em 19/20, Müller voltou a ser convocado para defender a seleção alemã e jogou a Euro 2020. Além disso, tem chances de jogar a Copa do Mundo de 2022, agora com Flick no comando da Mannschaft.

Vida pessoal

Thomas Müller é casado com a hipista Lisa Müller. O casal se conheceu em 2007, quando tinham apenas 18 anos. Em 2009, aos 20 anos, eles se casaram. Mas, segundo tabloides, nem tudo era lindo para o casal. Uma vez que a família de Lisa era contra eles se casarem tão novos, mas isso não impediu o jovem casal de trocar votos. Hoje, Thomas e Lisa estão casados há 12 anos e não possuem filhos.

Müller também é fã de golfe e ocasionalmente encontra alguns velhos conhecidos para jogar. Esses conhecidos costumam ser ninguém mais ninguém menos que jogadores como Bastian Schweinsteiger, Claudio Pizarro e Phillip Lahm.

Ele também tem dois livros: Thomas Müller — Der strahlende Sieger (Thomas Müller — O grande vencedor) e Mein Weg zum Fußballprofi (Meu caminho para me tornar um jogador de futebol profissional). Ambos estão disponíveis para Kindle, mas sem tradução para português ou inglês. Veja aqui e aqui.

Thomas Müller é, atualmente, um jogador essencial para o Bayern e simplesmente o jogador mais carismático do elenco e um dos mais carismáticos e distintos da Europa. Müller sempre pensa nos outros jogadores e os impulsiona a serem cada vez melhores. Torcemos para que a alegria contagiante de dele continue em campo por muito tempo.

Melhor foto do Müller

Títulos e premiações de Thomas Müller

Bayern de Munique

· 2 Champions League (2012/13 e 2019/20);

· 10 Bundesligas (2009/10, 2012/13, 2013/14, 2014/15, 2015/16, 2016/17, 2017/18, 2018/19, 2019/20, 2020/21);

· 6 DFB Pokal (2009/10, 2012/13, 2013/14, 2015/16, 2018/19, 2019/20);

· 2 Mundial de Clubes FIFA;

· 2 Supercopa da UEFA;

· 7 Supercopa da Alemanha;

Alemanha

· 1 Copa do Mundo (2014)

Individuais

· 3 Artilheiros (Copa do Mundo 2010, DFB Pokal 09/10 e 13/14)

· Melhor jogador Jovem (Copa do Mundo de 2010)

Bônus

Vídeo do Müller com um de seus cavalos para finalizar e mostrar o tanto que esse ser humano é perfeito.

--

--

Stéphanie Freitas

31, mineira, publicitária, bávara e cruzeirense. Escrevo sobre o cotidiano e futebol.