Robert Lewandowski: nascido para fazer gols

Stéphanie Freitas
8 min readMay 15, 2021

--

Hoje, 15 de maio de 2021, Robert Lewandowski igualou o recorde de Gerd Müller e fez o 40º gol em uma temporada da Bundesliga.

Eu, que fui de fã do jogador à hater dele (mas já voltei a ser fã há muito tempo), me sinto na obrigação hoje de fazer esse texto em homenagem à essa grande jogador, o melhor 9 da atualidade.

O início de tudo

No dia 21 de agosto de 1988 em Varsóvia, na Polônia, nascia Robert Lewandowski. Provindo de uma família de desportistas, onde o pai era judoca e a mãe jogadora de vôlei, o caminho para os esportes já estava no DNA dele.

Robert Lewandowski começou sua carreira em 1997 no MKS Varsovia Warsaw, onde permaneceu até 2004. Em 2005, ele foi para o Delta Warsaw, onde finalmente conseguiu jogar no primeiro time e marcou 4 gols em sua estreia. O potencial para gols já começava a aparecer.

Na temporada de 2006/2007, já jogando na terceira divisão polonesa pelo Znicz Pruszków, Lewandowski se tornou o maior goleador marcando 15 gols durante a temporada, feito que fez com o time fosse promovido para a segunda divisão. Na temporada seguinte, ele foi o artilheiro com 21 gols marcados.

Já em junho de 2008, Lewandowski assinou um contrato de um milhão e meio de złoty com o Lech Poznań. No início do mesmo mês o agente do jogador, Cezary Kucharsk, o havia oferecido para seu antigo time: Sporting Gijón, que havia acabado de ser promovido para a primeira divisão da liga espanhola. Mas o Sporting rejeitou o jogador. ̶(̶o̶s̶ ̶c̶a̶r̶a̶s̶ ̶d̶e̶v̶e̶m̶ ̶e̶s̶t̶a̶r̶ ̶p̶*̶t̶o̶s̶ ̶a̶t̶é̶ ̶h̶o̶j̶e̶)̶.̶

A sua partida de estreia pelo Lech foi em julho de 2008, em uma substituição durante uma partida eliminatória da Liga Europa, contra o Khazar Lenkoran do Azerbaijão. O único gol da partida foi feito por Lewandowski.

Na sua estreia na primeira divisão polonesa, Lewandowski já estreou mostrando seu potencial. Em um jogo contra o GKS Bełchatów, quatro minutos após entrar em campo no segundo tempo, Lewandowski fez um gol. Logo em sua primeira temporada, ele ficou em segundo lugar como artilheiro, tendo marcado 18 gols em 42 jogos. Na próxima temporada, ele foi o artilheiro com 18 gols, ajudando seu time a vencer o campeonato de 2009–10. E foi com esse título que sua história começou a mudar.

A transferência para o Borussia Dortmund

Ao perceber o potencial que o jovem Lewandowski possuía, o Borussia Dortmund resolveu investir no jogador. Com um valor equivalente a 4,5 milhões de euros, em junho de 2010, Lewandowski assinou um contrato de quatro anos com o time. Em 19 de setembro do mesmo ano, ele marcou seu primeiro gol durante o Revierderby contra o Schalke 04, fazendo com o que o placar alcançasse 3x0.

Foi devido a uma lesão de Lucas Barrios, na temporada de 2011–12, que Lewandowski conseguiu ter sua grande oportunidade. Ele foi ascendido a titular no time e respondeu à altura. Na primeira rodada da Pokal, contra o SV Sandhousen, Lewandowski marcou dois gols no placar que ficou em 3x0.

Já na Bundesliga, o polonês abriu seu saldo de gols na partida contra o FC Nürnberg. No dia 1º de outubro, Lewandowski marcou 3 gols e deu uma assistência para Mario Götze ampliar o placar contra o Augsburg. Chegando ao segundo lugar na tabela do campeonato em uma partida contra o o FC Köln. A partida terminou em 5x0.

Devido a sua performance e desempenho, Robert Lewandowski levou o prêmio de Melhor Jogador da Polônia em 2011. E, até os dias de hoje, ele continua levando esse prêmio.

No último jogo da temporada do Borussia Dortmund, na final da Pokal, o polonês fez um hat-trick em cima do Bayern de Munique, dando ao time uma vitória de 5x2 e garantido a taça da Pokal e a Bundesliga.

Kkkk o the boche

Durante seu tempo no Borussia Dortmund, Lewandowski foi um jogador fundamental para o time. Em 2013, no jogo de semifinal da Champions League contra o Real Madrid, Lewandowski fez os quatro gols do time na partida, sendo o primeiro jogador da história a realizar esse feito.

A trajetória no Bayern de Munique

Com o contrato com o Borussia Dortmund chegando ao fim e sem intenções de renovação, em 4 de janeiro de 2014 Lewandowski assinou o contrato de cinco anos com o Bayern de Munique e chegou “de graça” a Baviera ̶(̶o̶b̶r̶i̶g̶a̶d̶a̶,̶ ̶D̶e̶u̶s̶)̶. Seu primeiro dia na equipe seria em 1º de julho. Sua partida de estreia foi logo na pré-temporada, onde marcou seu primeiro gol pelo Bayern.

Já a sua estreia competitiva foi em uma partida oficial foi na Super Copa da Alemanha contra o Borussia Dortmund. Infelizmente, o placar foi negativo para o time da Baviera, sendo 2x0 para o BVB.

Lewandowski sempre se mostrou uma peça fundamental para a abertura de placar ou a ampliação do mesmo. No jogo de volta das oitavas de final da Champions League, o polonês abriu o placar que deu cabo a goleada de 7x0 contra o Shakhtar Donetsk. Voltou a ser decisivo, também em uma partida de Liga dos Campeões, contra o FC Porto, abrindo o placar do que iria virar uma goleada por 6x1.

Amo o the boche desse homem

Um de seus maiores feitos no Bayern de Munique foi em uma partida contra o Wolfsburg onde, entrando no intervalo com o time perdendo por a 1 a 0, substituiu o colega de equipe Thiago Alcântara e marcou os 5 gols do time em apenas nove minutos. Feito que, além de garantir alguns recordes no Guiness Book, até hoje é lembrado com um grande amargor pelo Wolfsburg.

Sua trajetória no Bayern é marcada de bons momentos, boas assistências e muitos gols. Em março de 2017, o polonês atingiu a marca de 100 gols pelo time. Ao final da temporada 2016–17, ele contabilizou 42 gols em 47 partidas.

No final de 2016, em meio a rumores sobre sua saída do clube para ir jogar no Real Madrid, Lewandowski retirou a dúvida da torcida quando assinou uma extensão de contrato com o Bayern de Munique. Mantendo assim um vínculo com o clube até 2021. Contrato que em 2019 foi estendido até 2023 e, provavelmente, receberá uma nova extensão.

Em 2020, Lewandowski ajudou o Bayern a conquistar a sextete — que consiste em simplesmente levantar todos os troféus das competições em que se participa.

Desde que chegou à equipe, já foram 323 jogos, 284 gols e 65 assistências. Além disso, junto ao Bayern, Lewandowski já levantou 16 troféus em sua passagem pela Baviera. Sendo esses:

  • 1 Champions League — 19/20;
  • 6 Bundesliga — 14/15; 15/16; 16/17; 17/18; 18/19; 19/20;
  • 3 Copa da Alemanha — 15/16; 18/19/ 19/20;
  • 1 Mundial de Clubes — 19/20;
  • 1 Supercopa da UEFA — 20/21;
  • 4 Supercopa da Alemanha — 16/17; 17/18; 18/19; 20/21.

Seleção Polonesa

Lewandowski fez três aparições na Seleção da Polônia Sub-21, mas em nenhuma delas marcou um tento. Isso não impediu que ele chegasse à seleção principal.

Sua primeira aparição na seleção principal foi em um jogo, três semanas após seu aniversário de 20 anos, contra a seleção de San Marino. Lewandowski entrou substituindo o colega de equipe, Marek Saganowski, e marcou um gol.

Na Eurocopa de 2012, em um jogo contra a Grécia, fez o primeiro gol da competição e foi eleito o Homem do Jogo. Em 2014 ele assumiu o posto de capitão da seleção polonesa, substituindo Jakub Błaszczykowski.

Em 2016, seu desempenho foi crucial para que a Polônia avançasse para as quartas de final da Eurocopa, em uma campanha inédita para os poloneses. No ano de 2017, fez com que seu país se classificasse para a Copa do Mundo na Rússia.

A vida fora do campo

Nem só de muitos gols vive Robert Lewandowski. O jogador também brilha fora de campo.

Em outubro de 2017, um dia após marcar um gol que ajudou na classificação da Polônia a Copa do Mundo de 2018, Lewandowski concluiu seu Bacharelado em Educação Física na Academy of Sport Education em Varsóvia, concluindo uma década de estudos.

Já em outubro de 2020, Lewandowski apresentou a sua tese de mestrado na Escola Superior de Educação em Esportes, em Varsóvia. Isso logo após marcar 4 gols no jogo contra o Hertha Berlin e de se apresentar para a seleção polonesa.

Imagina ter o Lewandowski como primo?

Lewandowski afirma que muito de seu trabalho e sucesso se deve ao apoio da esposa, Anna Lewandowska — que é uma atleta polonesa, formada pela Academia de Educação Física de Varsóvia, especialista em nutrição e representante do país no caratê tradicional. ̶q̶u̶e̶ ̶f̶a̶m̶í̶l̶i̶a̶,̶ ̶m̶e̶u̶s̶ ̶a̶m̶i̶g̶o̶s̶!̶

Premiações individuais

Robert Lewandowski levantou muitos títulos em campo junto da sua equipe mas, individualmente ele também recebe o devido reconhecimento. Os prêmios individuais que o jogador já recebeu, são:

  • Fifa The Best (Melhor do Mundo) — 2020
  • UEFA Melhor Jogador da Europa — 2020
  • 4x Artilheiro da Bundesliga — 15/16; 17/18; 18/19; 19/20
  • 3x Artilheiro da Copa da Alemanha — 16/17; 17/18; 19/20
  • Artilheiro da Liga dos Campeões — 19/20

Não resta dúvidas do jogador brilhante que Robert Lewandowski é e de tudo que o mesmo é capaz. Torcemos para que esse nível espetacular do jogador se mantenha, para que a cada gol possamos ter a mesma reação do Datena após seu golaço contra o Mönchengladbach:

Atualização

Hoje, 22/05/2021, Robert Lewandowski bateu o recorde de Gerd Muller ao fazer o seu 41º gol aos 89 do segundo tempo contra o Augsburg. Quase 50 anos depois, a Bundesliga tem um novo recordista. Parabéns, Lewa!

--

--

Stéphanie Freitas
Stéphanie Freitas

Written by Stéphanie Freitas

31, mineira, publicitária, bávara e cruzeirense. Escrevo sobre o cotidiano e futebol.