Obrigado por tudo, Jérôme Boateng

Stéphanie Freitas
7 min readMay 26, 2021

--

Em 3 de setembro de 1988, na Berlim Ocidental, nascia Jérôme Agyenim Boateng.

Carreira

Em 1994, Boateng começou a sua carreira do Tennis Borussia Berlin, onde permaneceu até 2002, quando foi para o maior time da cidade, o Hertha BSC.

Logo após a sua estreia no time juvenil, ele jogou pelas reservas do time por uma temporada antes de ser chamado para o time principal em 31 de janeiro de 2007. Sua estreia foi contra o Hannover 96, na 19ª rodada da Bundesliga de 2006–07. Mesmo tendo apenas 18 anos, não demorou muito para que ele se tornasse titular na equipe.

Hamburger SV

Ainda em 2007, Boateng foi transferido para o Hamburgo onde, durante dois anos obteve uma taxa de sucesso alta, tornando-se parte importante da defesa do time na temporada de 2008–09. Durante essa temporada, Boateng viu seu time concorrer ao título da Bundesliga e alcançar as semifinais da Liga Europa.

Já na temporada de 2009–10, Boateng conseguiu seu lugar na seleção alemã depois de impressionar o técnico Joacjhim Löw enquanto jogava pelo Hamburgo. Garantiu a sua participação na Copa do Mundo de 2010 e se tornou titular da Mannschaft improvisado pela lateral esquerda durante o torneio.

Manchester City

Em 5 de junho de 2010, o Manchester City confirmou a transferência de Boateng com um contrato de cinco anos. No City, ele vestiu a camisa com seu número favorito, o 17. Sua estreia foi em um amistoso durante a pré-temporada contra o Valência no primeiro tempo, onde ficava alternando entre zagueiro e lateral direito com seu companheiro de clube, Micah Richards. Neste mesmo jogo, em uma corrida pelo lado direito, deu assistência para que Gareth Barry marcasse o gol da partida.

Na semana que antecedeu o início da temporada na Premiere League, Boateng rasgou um tendão no joelho esquerdo em um amistoso da seleção alemã contra a Dinamarca, que acabou sendo agravado no voo de volta para casa, quando ele colidiu com um carrinho de bebidas.

Sua estreia na Premiere League só aconteceu em 25 de setembro de 2010, em uma substituição na partida contra o Chelsea. Em sua única temporada pelo City, Boateng vencendo a Premier League de 2010–11, mesmo não sendo membro da equipe titular.

Bayern de Munique

Em junho de 2011, Boateng expressou seu desejo de trocar o Manchester City pelo Bayern de Munique, afirmando que jogar pelo time da Baviera aumentaria suas chances de jogar regularmente pela seleção alemã. Também afirmou que se sentia frustrado por jogar quase exclusivamente como lateral direito.

Em 14 de julho de 2011, o Bayern de Munique confirmou a transferência de Boateng, onde ele também iria jogar com a camisa 17. Sua estreia foi em 27 de julho de 2011, substituindo o Rafinha na Audi Cup.

Já a estreia na Bundesliga, pelo Bayern de Munique, foi em 6 de agosto, com uma derrota em casa contra o Borussia Mönchengladbach. A derrota se deu devido à um erro entre ele e ao também novo goleiro do time, Manuel Neuer. O Bayern terminou a temporada de 2011–12 como vice-campeão da Bundesliga, da DFB Pokal e da Champions League, resultados extremamente amargos para o clube da Baviera.

Já na temporada 2012–13, Boateng era membro regular da equipe. Seu primeiro gol pelo Bayern de Munique foi em uma partida contra o Fortuna Düsseldorf. Com um cruzamento de Phillip Lahm, Boateng deu uma cabeçada certeira. Seu segundo gol pela equipe foi de voleio, aumentando o placar da goleada contra o FC Nürnberg.

No ano de 2013, o Bayern de Munique ganhou a Bundesliga, a DFB Pokal, a Champions League, a Supercopa da Alemanha e o Mundial de Clubes.

Seu primeiro gol em uma competição europeia, foi na temporada 2014–15 da Champions League contra seu antigo clube, Manchester City. Também marcou na goleada de 7x0 em cima do Shakthar Donetsk e em outra goleada contra o Porto, por 6x1.

Em 18 de dezembro de 2015, Boateng assinou um novo contrato com o Bayern de Munique, permanecendo no clube até 2021.

Má fase no Bayern

Durante as temporadas de 2017/18 e 2018/19, Boateng entrou em uma má fase em campo. Após ser descartado por Joachim Löw na seleção alemã, as relações com o ex-técnico, Niko Kovac, e o diretor de futebol, Hasan Salihamidžić pioraram.

Os rumores na época dizem que as relações ficaram estremecidas após Kovac não permitir uma transferência de Boateng para o PSG, afirmando que o jogador era essencial em seu estilo de jogo. No entanto, Boateng afirma que havia uma preferência do ex-técnico por Niklas Süle.

Boateng celebrando o título com as filhas e afastado da equipe

A situação piorou após o jogo em Atenas em 2018, onde Kovac estava infeliz com a atuação de Boateng e a forma como o jogador se comportava no banco. Então, Salihamidžić foi até o vestiário para conversar com o jogador e o mesmo afirmou que “não havia nada que ele pudesse dizer a ele, pois o mesmo queria se livrar dele no verão”.

A relação estremecida com Salihamidžić permanece até hoje, uma vez que o diretor, 1 hora antes do jogo de ida das quartas de final da Champions League 2020/21 contra o PSG, informou à empresa alemã que o contrato do zagueiro não seria renovado e terminaria ao final da temporada.

A volta por cima

Com a saída de Kovac e com Hansi Flick assumindo como técnico no time, Boateng voltou a brilhar. Inspirado a ser o jogador que era antes de todas as contusões, sob os comandos de Flick, ele se reencontrou sendo essencial para o time durante as temporadas de 2019/20 e 2020/21.

Seleção Alemã

Boateng jogou pela seleção alemã Sub-17, Sub-19 e Sub-21. Em 5 de julho de 2007, ele foi convocado pelo treinador Frank Engel para a Liga Europa da UEFA sub-19, na Áustria. Já na equipe sub-21, ganhou a Liga Europa da UEFA Sub-21 em 2009 em um time que tinha companheiros como Sami Khedira, Manuel Neuer e outros.

Sua estreia pela seleção principal foi em 2009, em uma partida contra a Rússia. Porém, sua estreia foi marcada por sua expulsão, tornando-se o primeiro jogador alemão a ser expulso em sua primeira partida. Apesar desse começo contuirbado, Boateng foi convocado novamente.

Joachin Löw, incluiu Boateng na lista final de convocados para a seleção que disputaria a Copa do Mundo de 2010. Em 23 de junho de 2010, Boateng jogou contra o seu irmão, Kevin-Prince que representava a seleção da Gana.

Boateng jogou consecutivamente pela seleção alemã, fazendo parte das goleadas contra a Inglaterra (4x1) e Argentina (4x0). Também jogou na partida contra a Espanha, onde o placar de 1x0 classificou os espanhóis.

Na disputa pelo terceiro lugar na Copa, Boateng foi destaque na partida contra o Uruguai, após dando assistência para Marcel Jansen marcar o segundo gol.

Em 2014, na Copa do Mundo no Brasil, Boateng e seu irmão se enfrentaram novamente, pela fase de grupos. Ele esteve também no jogo das semifinais contra o Brasil, que resultou na goleada de 7x1. No jogo final, contra a Argentina, desempenhou um papel importantíssimo com Matt Hummels, cometendo somente uma falta durante os 120 minutos de jogo.

Alguns veículos de imprensa inclusive o nomearam o Homem do Jogo pela sua incrível partida apesar de, oficialmente pela Fifa, o Homem do Jogo ter sido Mario Götze, autor do gol do título.

Títulos conquistados por Boateng

  • 1 Futebolista Alemão do ano (2016);
  • 1 Copa do Mundo (2014);
  • 1 Premier League (2011);
  • 2 Champions League (2013 e 2020);
  • 2 Mundial de Clubes FIFA (2013 e 2021);
  • 2 UEFA Supercup (2013 e 2020);
  • 5 Supercopas da Alemanha (2012, 2016, 2017, 2018, 2020);
  • 5 Copas da Alemanha (2013, 2014, 2016, 2019, 2020);
  • 9 Bundesligas (2013 até 2021;
  • - Eurocopa Sub21 (2009);
  • 1 Alemão Juvenil B (2004/05)

Não restam dúvidas que, nas últimas 10 temporadas, Boateng fez muito pelo Bayern e seu jogo foi essencial para conquistarmos tudo o que conquistamos. Mesmo que em alguns momentos tenhamos criticado sua má fase, ao relembrarmos tudo o que ele trouxe de alegria para nós, isso é o que conta mais.

Sua saída será muito sentida na defesa do Bayern, uma vez que ele tem a experiência necessária para os novos jogadores.

No mais, fico imensamente agradecida por ter tudo o que Jérôme Boateng fez por nós. Estarei na torcida para que ele em breve encontre um clube que lhe dê o devido valor.

Chorei :’)

*Este texto é dedicado ao jogador e à carreira que Boateng construiu. Outros assuntos ainda não esclarecidos de cunho judicial não foram expressados aqui.

--

--

Stéphanie Freitas

31, mineira, publicitária, bávara e cruzeirense. Escrevo sobre o cotidiano e futebol.