O que ninguém me contou sobre adotar um gato

Stéphanie Freitas
7 min readFeb 6, 2021
Bartolomeu, o gatinho mais bonzinho que existe no mundo!

Durante toda a minha vida, eu ouvi muita coisa sobre gatos. Que eram animais interesseiros, que eram frios, traiçoeiros, independentes e sem amor pelo dono. Ouvi também que me traria doenças, que me atacaria sem motivos, que nunca ia me dar nenhum carinho. Eu só ouvia coisas ruins.

Por sempre ter ouvido coisas ruins sobre os gatos, eu acabei com o meu pensamento influenciado por essas opiniões. Durante uns bons anos, eu falei que nunca teria gato e que preferia cachorros. Bem, pelo título desse texto posso dizer que a minha opinião mudou totalmente, né?

Meu primeiro contato com gatos

Desde que tinham me falado só coisas ruins sobre gatos, eu tinha afastado de mim todas as possibilidade de encontrar um felino. Quando na faculdade ou no clube aparecia um gato, eu não encostava ou não dava a menor bola pra ele. Um dia até fiz carinho em um e bati um papo, mas o pensamento de que “gatos podem atacar a qualquer momento” sempre vinha e eu voltava a manter distância.

Até que um dia, ao viajar com um amigo, ele informou que a condição para que a gente ficasse no apartamento da amiga dele era a seguinte: nós teríamos que cuidar do gato dela. Bem, por hospedagem gratuita a gente topa tudo. Ainda mais em São Paulo.

Quando chegamos no apartamento da amiga do meu amigo, fomos recepcionados pelo Feijão, um gatinho preto que adora um carinho. Feijão era super carente e sempre ficava perto, me acordava às 7 da manhã pedindo carinho e eu não conseguia resistir. Porém, confesso que ainda sentia um medinho.

O gatinho que mudou minha cabeça

No final de 2018, eu voltei para São Paulo para passar o ano novo com o meu atual namorado. Quando cheguei na casa dele, conheci o João Cláudio, gato que o pai dele havia adotado. E foi com o João que eu mudei totalmente a minha opinião com relação aos gatos.

O João é um verdadeiro lorde, um gatinho manso e ciumento. Gosta de carinho, mas nem tanto. Aceita brincadeira, deixa pegar no colo e é um amorzinho de gato. O João me fez amar os gatos e ter vontade de ter um.

Um tempo depois, a minha sogra também adotou uma gatinha: a Lisa, a gatinha preta mais serelepe e sapeca que poderia existir. A Lisa chegou bem filhotinha, com 45 dias. Quando pequena, era atentada, corria de um lado pro outro, unhava e mordia o tempo inteiro. Mas aquela bolinha preta era a coisa mais fofa. Na verdade, ela ainda é a coisa mais fofa, porque não cresceu tanto e ficou a panterinha mais linda.

João, o gato lorde, e Lisa, quando pequetita.

O dia que eu adotei o meu gato

Quando meu namorado e eu decidimos morar juntos, eu falei que teríamos um gato em pouco tempo. Durante alguns meses eu mostrava para meu namorado vários gatinhos filhotes para adotarmos, mas nenhum ia pra frente. Até o dia que, em um grupo do facebook, eu vi a história de um gatinho que havia sido devolvido depois de 1h30min de adoção. Eu pensei “esse vai ser o meu gato”.

Esse é o meu Bartolomeu!

Mostrei o gato para meu namorado, falava dele o tempo inteiro, preenchi a ficha de adoção escondido, peguei o whatsapp da menina que anunciou o gato… Foi um longo processo até o dia em que meu namorado aceitou e combinamos o dia que íamos buscá-lo. Dia 27 de setembro de 2020, em meio a uma pandemia, o Bartolomeu chegava na minha vida. E ele me trouxe muitos aprendizados e encheu a minha vida de coisas maravilhosas.

O que não me contaram sobre adotar um gato

Como eu disse lá em cima, eu ouvi diversas coisas ruins sobre gatos. Mas, com as experiências que tive com os gatinhos citados, minha opinião mudou. Por isso hoje eu quero contar pra vocês a realidade sobre adotar um gato.

1. Você nunca mais vai dormir sozinho

A principal realidade dos donos de gatos é essa: não existe mais a sua cama, existe a nossa cama. Gatos adoram dormir com seus tutores. Eles se sentem mais quentinhos e seguros. Então, a cama nunca mais fica vazia e sim cheia de amor.

2. Você aprende ainda mais a respeitar os espaços

Gatos realmente tem seus momentos. Às vezes eles podem se esfregar em você mostrando que querem carinho, mas não querem. Às vezes, eles vão querer muitos carinhos. Às vezes ele vai querer estar perto, mas sem que você fique encostando nele ou ele em você. Gatos gostam de espaço, mas isso não quer dizer que eles são frios. Eles gostam da presença dos donos, mas querem ter o momento deles. E que ser humano não quer ter seu momento, né?

Bartolomeu vigiando enquanto escrevo este texto

3. Os dias tem muito mais graça

Gatos são bichos que, por mais que queiram ter uma pose de galãs e donzelas (no caso das gatas), eles são bichos atrapalhados. Eles correm de um jeito engraçado, tropeçam em si mesmos, o jeito como eles brincam é divertido… Viver com um gato sempre dá motivo para boas gargalhadas pelas trapalhadas deles.

4. A vida é feita de coisas simples

Gatos adoram brincar certo? Certíssimo. A gente pode comprar mil brinquedos pra eles, mas são as coisas mais simples que vão atraí-los. Caixas de papelão, bolinhas de papel, uma rolha, um pregador de roupa, uma caneta, tapetes… Pros gatos, tudo é festa e tudo é brinquedo.

5. Tem que ter horário pra tudo

Tudo tem sua hora e seu momento. Tem hora de ir no banheiro, tem hora de comer, tem hora de dormir (90% do dia) e tem os 30 minutos de ficar enlouquecido correndo de um lado pro outro. Êta reloginho que funciona bem!

6. Infelizmente eles não compartilham as fofocas da rua

Eu já tentei perguntar, já olhei pra ele, já ofereci petisco como forma de suborno, mas nada adiantou. Quando o gato vai para a janela e fica olhando a rua e tudo o que acontece, ele não vai te contar tudo o que viu. Eles sabem guardar segredos.

7. Não existe celular com memória suficiente pra tanta foto

Eu já perdi as contas de quantos backups já tive que fazer do meu celular pra caber tanta foto linda e engraçada desses bichos. O jeito que eles dormem com a linguinha de fora e barriguinha pra cima; quando eles estão na janela olhando para o sol e admirando a paisagem; quando eles se contorcem todo pra se espreguiçar; o jeito deles tomarem banho e limpares as patinhas… São tanto jeitos lindos e fofos que você fica sem memória no celular de tanta foto e vídeo.

8. Dá pra bater altos papos com os gatos

Não, eu não estou doida. Eu bato altos papos com meu gato. Ainda mais porque ele é super falante, sempre miando ou fazendo “prrrr”. Todos os dias eu troco altas ideias com meu gato e, em alguns momentos, eu realmente acho que a gente se entende.

9. Ir ao banheiro sozinha nunca mais

Gatos são os maiores fiscais de banheiro que existem. Eu nunca mais pude ir ao banheiro sozinho sem ter um gato reclamando atrás da porta. Nem tomar banho sozinha eu posso. O fiscal felino tem que estar lá dentro pra garantir que não vou sofrer nenhum ataque surpresa.

10. Portas tem que estar abertas

Hoje em dia eu costumo dizer que nossa persistência tem que ser a mesma de um gato quando vê uma porta fechada: miar até alguém abrir a porta. Afinal, o trânsito tem que estar livre.

11. Amor é o que você mais vai receber

Aquela história de que gatos são frios, indiferentes e não amam os donos é pura mentira. Gatos amam os donos e sentem muita a falta. O Bartô tem diversos jeitos de mostrar o amor dele por nós. Ele deixa a gente dormir até mais tarde no final de semana, ele sempre fica perto da gente, ele nos espera na porta (na grande maioria das vezes) quando saímos e ainda mia indignado se demoramos. Gatos são puro amor!

O que não me contaram antes de adotar de adotar um gato é que eu teria um companheiro fiel, falante e que me faria rir todos os dias. Um bichinho que me faria companhia na cozinha, no banheiro, enquanto assisto seriado ou que rouba a minha cadeira e não me deixa sentar para trabalhar.

Eu, que sempre achei que era uma pessoa de cachorros, me tornei uma gateira de carteirinha. Gatos são ótimos e minha vida mudou pra melhor depois que o Bartolomeu chegou na minha vida. E acredito que mudei a vida do Bartolomeu pra melhor também.

--

--

Stéphanie Freitas

31, mineira, publicitária, bávara e cruzeirense. Escrevo sobre o cotidiano e futebol.