Love Alarm e a (não tão) difícil escolha de Kim Jo-jo

Stéphanie Freitas
6 min readMar 14, 2021

--

Se você é fã de doramas, com certeza conhece Love Alarm. E, se ainda não conhece, que tal ir conferir antes de ler este texto?

Esse artigo contém diversos spoilers da série tanto da primeira quanto da segunda temporada. Apartir do próximo parágrafo, não me responsabilizo pelos spoilers tomados. Você pode conferir a série na Netflix.

Aviso: o texto é baseado única e exclusivamente na minha opinião.

Love Alarm conta a história de jovem Kim Jo-jo, uma garota que já passou pela pior das situações e não se sente amada, apenas um incômodo na vida das pessoas. A vida de Jo-jo dá uma volta quando ela conhece Hwang Sun-oh, um garoto famoso, bonito e cobiçado por todas as garota na escola. Sun-oh se apaixona por Jo-jo e decide conquistá-la, mesmo sabendo que seu melhor amigo, Lee Hye-yeong, sempre foi apaixonado por ela.

O relacionamento de Jo-jo com Sun-oh

Jo-jo se apaixona por Sun-oh e juntos, durante a primeira temporada, eles vivem uma história de amor. O primeiro amor correspondido. A primeira vez em muito tempo em que Jo-jo se sentia amada por alguém. O Love Alarm dos dois toca e eles confirmam que estão apaixonados e engatam um relacionamento.

O relacionamento dos dois evolui, mesmo com diversas situações que deixavam Jo-jo desconfortável. Afinal, Jo-jo namorava um colega de classe e Sun-oh a beijou. O beijo acabou sendo fotografado e espalhado, deixando Jo-jo em uma situação bem desconfortável na escola. Depois disso, sua prima causou um barraco afirmando para toda a escola que Jo-jo era uma pessoa horrível por ter sobrevivido ao suicídio coletivo da família.

Para colocar uma cereja no bolo, após uma crise de pânico em uma excursão escolar, Jo-jo e Sun-oh sofrem um acidente. A forma como Jo-jo se sente com relação a si mesma começa a pesar. Todos os comentários negativos sobre o fato de ela levar azar para a vida de Sun-oh fazem com que ela decida instalar um escudo em seu Love Alarm. Dessa forma, Sun-oh acreditaria que ela não estava mais apaixonada por ele e seguiria sua vida. Essa foi a forma que Jo-jo encontrou para poupar a vida de Sun-oh de mais sofrimento.

O relacionamento dos dois era conturbado. Sun-oh possuía uma grande necessidade em se sentir amado, já que nunca foi amado por sua mãe e seu pai. Isso faz com que ele crie uma certa “obsessão” por Jo-jo. Ela havia sido a única a não fazer o Love Alarm dele tocar. Então ele fez de tudo para conquistá-la. E o relacionamento deu certo… até um certo ponto. Como é mostrado na série, a Jo-jo se sentia menos do que Sun-oh. Se sentia insuficiente para ele e como pessoa.

Não duvido dos sentimentos de Sun-oh, no entanto, ele tinha necessidade de se sentir amado. Isso fez com que ele agisse de forma desleal com seu melhor amigo de infância, Hye-yeong. Sun-oh sabia dos sentimentos de seu amigo por Jo-jo e mesmo assim decidiu que queria conquistá-la.

Outro ponto que me fez sempre torcer contra o relacionamento de Jo-jo e Sun-oh era o fato de que ele não respeitava e entendia ela. Por mais que ela pedisse para irem com calma, para não demonstrar muito, ele não fazia isso. Além disso, também ia atrás dela em várias situações, em alguns casos indo até o trabalho ou a atrasando para chegar lá.

Enfim, na minha visão, o relacionamento de Sun-oh e Jo-jo era tóxico e dependente. Ele com a necessidade de ser amado e se agarrando à notificação do Love Alarm e ela com sua milhares de questões internas. Desde o primeiro momento, eu desejava que Jo-jo encontrasse alguém melhor.

O relacionamento com Hye-yeong

Hyen-yeong era um pastelão. Ele era apaixonado desde sempre por Jo-jo mas não tinha coragem de demonstrar seus sentimentos, nem de falar com ela. Eles trabalhavam no mesmo lugar, frequentavam a mesma escola, mas mesmo assim era ela chegar e ele virava uma estátua.

Mesmo apaixonado por ela e sem tomar a atitude de demonstrar seus sentimentos, ele deixou Jo-jo livre para amar quem ela quisesse. E ele teve que ver seu melhor amigo com a garota dos seus sonhos. Após o término dos dois, Jo-jo começou a ver quem era Hye-yeong — alguém que a defendia e a apoiava, sem trazer mais problemas para a sua vida.

Após quatro anos — vejam bem, quatro aos — Hye-yeong decide tomar coragem e começa a flertar com Jo-jo, mas de um modo tranquilo, sem grandes estardalhaços e, principalmente, sem depender do Love Alarm. Ele prometeu paciência e apoio, sem cobrar nada em troca. No final da temporada vemos Jo-jo tendo que escolher entre Sun-oh e Hye-yeong.

Quando a segunda temporada começa, vemos que a escolha de Jo-jo foi Hye-yeong, mas ela ainda tinha dúvidas com relação ao que sentia por ele. Uma vez com o escudo instalado, apenas o desenvolvedor poderia remover o algoritmo. E Jo-jo queria muito retirar o escudo de seu aplicativo, porque deseja fazer o Love Alarm de Hye-yeong tocar.

O relacionamento de Jo-jo e Hye-yeong era completamente diferente do relacionamento com Sun-oh. Jo-jo sempre desejou alguém que trouxesse paz para sua vida. Um amor tranquilo, leve, maduro e que estivesse lá por ela, assim como ela estaria lá pela pessoa. Com Hye-yeong ela sentia tudo isso. Nele ela encontrou alguém em que poderia se apoiar e ter uma vida tranquila e cheia de amor.

Quando Sun-oh coloca Jo-jo em mais uma situação difícil, onde além de fazer a moral dela ser abalada, ele a beija fazendo não apenas ela trair Hye-yeong, mas também se sentir horrível, Jo-jo finalmente percebe o que quer para sua vida.

Não é alguém que sempre vai colocar o seu mundo de cabeça para baixo. Não é alguém impulsivo que toma decisões precipitadas. Não é alguém que fica implorando “Liga o Love Alarm aí pra mostrar que gosta de mim mesmo”. Nada disso. Jo-jo quer alguém para amá-la e apoiá-la. Quer estar ao lado de alguém que possa contar com o apoio dela também. Que receba o seu amor e saiba retribuir de forma leve. E isso somente Hye-yeong poderia oferecer.

Desde o início ele mostrava que seu amor era puro e verdadeiro, longe da obsessão e cheio de cuidados. Com paciência, parceria e sinceridade, ele conquistou Jo-jo, que desejava mais que tudo fazer seu Love Alarm tocar para mostrar o quanto o amava.

Obrigada Duk-gu por reaparecer (vivíssimo, graças a Deus) e trazer o algoritmo de lança para Jo-jo.

Porque a escolha de Jo-jo não era tão difícil assim

Resumindo tudo o que falei, o relacionamento com Sun-oh era conturbado e desconfortável para Jo-jo. Ele sempre a colocava em situações difíceis. Por diversas vezes ela se sentiu inferior e um estorvo para ele.

Já com Hye-yeong ela sentia leve consigo mesma e, para conseguir retribuir o amor que ele sentia por ela, ela tentou melhorar. Foi atrás para resolver seus traumas, deixou de ter vergonha da sua história e se tornou a pessoa que ele enxergava que ela era.

Love Alarm fala sobre o primeiro amor e o verdadeiro amor. Também fala sobre construção do amor aos poucos, a paciência e o companheirismo na relação. Por isso a escolha de Jo-jo não era tão difícil assim.

Um relacionamento não é pra ser conturbado, trazer sentimentos ruins para nós e nem nos sentirmos inferiores. Um relacionamento ideal é sobre trazer paz, estar ao lado da pessoa nos melhores e piores momentos, é ajudar a pessoa a se sentir melhor quando ela precisar. Amor é para ser leve. Amar é se sentir leve e em paz com a pessoa. Por isso eu digo e repito: vida longa à Kim Jo-jo e Lee Hye-yeong.

--

--

Stéphanie Freitas

31, mineira, publicitária, bávara e cruzeirense. Escrevo sobre o cotidiano e futebol.